ECT não apresenta proposta econômica

29/08/2014 14:52

Informe da CSP-Conlutas, Editado pela Imprensa do Sintect-PE

ECT mais uma vez não respeita as decisões acordadas com o comando de negociação. Em ata registrada anteriormente, a Empresa se comprometeu a apresentar sua proposta econômica quinta feira dia na última quinta-feira (28). Para a surpresa do Comando Nacional de Negociações dos trabalhadores dos Correios – reunidos em Brasília (DF) para negociação – na manhã de ontem, ao chegarem para mais uma rodada, os diretores da Empresa comunicaram que proposta referente ao aumento salarial e outras questões econômicas só seria apresentada nesta quarta-feira (03). Para completar, os Correios se recusaram a colocar o referido adiamento na ata do dia. 

Isto causa uma enorme expectativa e indignação por parte do comando, que já está aqui [na Capital Federal] há quase um mês, e também por parte dos trabalhadores que esperam ansiosamente um fechamento do acordo com avanços em todas as cláusulas, fechando com a econômica.

Depois de uma proposta rebaixada nos benefícios (6,5%), aguardávamos que a Empresa apresentasse proposta plausível, mas o que vimos não foi isso. A ECT protela maliciosamente a apresentação financeira, causando indignação em todos os trabalhadores, que já não confiam nas “boas intenções” dela. A Empresa, em todas as negociações já existentes, age com intuito de impor políticas administrativas e financeiras, que elevem seus lucros em detrimento da saúde, segurança, e do já baixo salário dos ecetistas. Chocante: R$ 1.084,00 é o menor piso salarial das estatais!

Descaso

O descaso do governo DILMA/PT e suas alianças são visíveis, pouco avançou dentre as 94 cláusulas presentes no Dissídio Coletivo 2014/2015.

O piso salarial da nossa categoria não chega nem a dois míseros salários mínimos! O sucateamento das nossas condições de trabalho só tem aumentado. Em contrapartida, a empresa investe massivamente e sem pudor em campanhas promocionais (esportes, logo marca...) e menospreza problemas sérios, como segurança nas unidades, contratações de servidores concursados e programa de saúde digno para o trabalhador – banalizando até mesmo o exame periódico. 
 

Não sabemos ainda se temos uma mesa única de negociações, como foi proposto e aprovado no CONREP. A cada encontro iniciado, estão presentes as duas federações – Fentect e Findect. Por algum motivo, contudo, a FINDECT não aparece no período da tarde! Só vem pela manhã. Por que?

Achamos que não quer negociar ou, no mínimo, está tentando dar um golpe na categoria. Temos que ficar atentos! 
 

A CSP-CONLUTAS chama a unidade na luta. Essa é a maior arma dos trabalhadores para ganhar a queda de braço com a empresa e o governo. Só haverá um bom aumento e melhores condições de trabalho com a mobilização da categoria e a unidade de todos os Sindicatos na mobilização dos ecetistas.

Campanha

Nessa Campanha Salarial,

Vamos lotar as Assembleias!
Por um piso salarial digno!
Por aumento decente!
Entrega pela manhã!
Equiparação dos atendentes com os bancários!
Por contratações via concurso público!
Se não atender as nossas exigências os correios vão parar!

No Calendário aprovado no Conrep: Greve no dia 17/09/2014

 

Claudia Schumacher – SINTECT-RS;
Fábio Ferraz - SINTECT-SJO;
Giovani Zoboli - SINTECT-SC;
Luciano Batista - SINTECT-PE;
Moises da Silva - SINTECT-VP;
Sebastião Bosco - SINTECT-PB;ECT