ECT propõe aumento nos benefícios igual à inflação

28/08/2014 16:38
Na última rodada de negociações, realizada na última terça-feira (26), em Brasília, a empresa começou apresentando suas propostas referentes aos benefícios. Esperava-se que as propostas fossem maiores do que zero (e o que entendemos por zero é a inflação). Porém, a ECT apresentou o valor do IPCA, 6,50% sobre todos os benefícios, ou seja, zero de aumento real! Um total desrespeito aos trabalhadores ecetistas. Outra questão que o0s Correios não aceitaram de jeito nenhum foi o reembolso creche para os Pais.
 
A proposta da ECT foi rejeitada tanto pela Fentect, quanto pela Findect, presentes no encontro. Houve uma grande reivindicação sobre o vale transporte/combustível, onde a empresa enrolou, não querendo discutir e não apresentou nenhuma sugestão.
Quando os dirigentes da empresa foram indagados sobre os gastos dela com propaganda e esporte, a mesma admitiu que há retorno considerável com os investimentos. A ECT informou, ainda, que está evitando os gastos. Ou seja, há gastos desnecessários. Enquanto os investimentos nas áreas de esportes foram muito maiores que a inflação, passando da casa dos milhões, à categoria foi dado menos de R$2,00 (dois reais) de aumento no vale alimentação!
 
Ainda na questão benefícios, foi debatida a questão vale-cultura e, mais uma vez, a Empresa reiterou que não vai pagar a retroatividade e que não deu data para implantar o benefício. Como a ECT foi intransigente e não quis adicionar nenhum centavo acima da inflação para os trabalhadores, houve consenso entre todas as partes para terminar a reunião. 
 
Próximas Rodadas
 
Na manhã desta quarta-feira (27), está programado o debate sobre Saúde do Trabalhador e, à tarde, as Condições de trabalho. As cláusulas econômicas serão discutidas nesta quinta-feira (28). E, pelo jeito, deve ser só a inflação também! Mais uma vez reiteramos que todas as cláusulas acordadas pela FENTECT no CONREP para os trabalhadores, sejam compridas.
 
Unidade já!
 
O início da rodada de negociação da última terça-feira (26) aconteceu com a presença da FINDECT/CTB, com uma tenaz provocação de alguns membros da FENTECT/CUT. Estas provocações só têm intuito de dividir a categoria.
 
Nós da CSP CONLUTAS entendemos que só haverá sucesso na mesa e na pauta de reivindocações, com a unidade nas lutas da categoria. As questões políticas tem que ficar à parte.Nesse momento o importante é focar nas demandas da categoria ecetista, o que concerne ao acordo coletivo, independente das federações, centrais sindicais e correntes políticas.