Já é fevereiro de 2015 e nada de Vale Cultura!

02/02/2015 12:52

Mais uma vez a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) descumpre acordo coletivo e não paga o Vale Cultura da categoria. Desde 19 de dezembro de 2014, deveria ter sido pago o valor acumulado (e já atrasado) de R$550. Muitos companheiros em Pernambuco, contudo, não viram a cor desse dinheiro. As aulas escolares já estão para começar no Estado e muitos trabalhadores iriam utilizar a quantia para comprar os livros paradidáticos e regulares das escolas dos seus filhos. Mais um prejuízo para uma categoria que já é tão carente!

 

Nesta segunda-feira (02), o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Pernambuco (Sintect-PE) protocolou ofício cobrando da ECT/DR-PE um posicionamento concreto a respeito de quando será realizado o pagamento dos retroativos, de janeiro até dezembro de 2014. “Qual será a data exata para esse pagamento?”, indagou a entidade. O Sindicato, em nome de todos os trabalhadores, exige uma explicação concreta! Não aceitamos ser feitos de palhaços!

 

“Sabendo que, pelos módicos salários recebidos, os trabalhadores ecetistas esperam toda e qualquer vantagem no intuito de atenuar as consequências dos baixos salários, o recebimento do retroativo do Vale Cultura seria de suma importância no momento de férias escolares e início do ano letivo – em que os trabalhadores poderiam ter momentos de lazer com seus filhos nos teatros e cinemas e nas compras de livros paradidáticos e aquisição de instrumentos musicais”, afirmou o diretor sindical Luciano Batista.

 

De acordo com o setor de Recursos Humanos da ECT em Pernambuco, um memorando sobre o benefício chegará até o final da semana. Nele, haverá duas datas de quando serão depositados os valores retroativos. O primeiro pagamento será daqueles que aderiram até o dia 24 de outubro do ano passado e os demais receberão em seguida. A Gerec informou, ainda, que vai encaminhar um ofício para as unidades onde encontram-se os trabalhadores que não receberam sequer o cartão do vale. Os gerentes dessas unidades deverão encaminhar o nome e a matrícula desses servidores. Isso é o que a empresa afirma.

 

Tendo em vista que nunca cumpre o que declara, vamos aguardar para ver se não é mais uma mentira para ludibriar os olhos dos ecetistas, já insatisfeitos com essa postura! O Sintect-PE não vai deixar por menos mais essa ação equivocada e prejudicial da ECT contra seus funcionários. O setor jurídico da entidade já entrou com uma Ação Judicial para reaver a quantia. Em breve, a Justiça deve se pronunciar.

 

Adesão

 

Os trabalhadores que ainda não aderiram ao Vale Cultura podem se cadastrar até o próximo dia 27 de fevereiro deste ano. Basta preencher um formulário de inscrição, disponível no site da ECT.